segunda-feira, 15 de abril de 2013

Barbearia Porto


Ao contrário das outras Barbearias que já retratei, esta já foi alvo de uma reportagem da RTP no que respeita ao tempo que está aberta (http://videos.sapo.pt/aIiAz7dU0uNlYVmh3UPl). E é por este motivo que não irei escrever sobre a sua história pois já houve quem o fez e bem mas, poderei falar daquilo que já foi dito por outros para sair da reta que sigo neste Blog.

Não tão importante como as outras, a Barbearia Porto situa-se onde outrora foi a Travessa da Praça da Liberdade, a Rua Doutor Artur Magalhães Basto e, segundo a reportagem está aberta há 40 anos. Todavia, após várias pesquisas e contatos, posso afirmar que a RTP cometeu uma não verdade ao dizer que é a barbearia mais antiga do Porto pois, como já foi aqui escrito, há barbearias na cidade menos conhecidas mas, com mais anos de existência do que esta barbearia.

Embora não seja a Barbearia mais antiga do Porto, é, sem dúvida, uma Barbearia importante para os portuenses e, sobretudo, para aqueles que são portistas, uma vez que glorifica o Futebol Clube do Porto.
As opções clubísticas não ficam à porta. A decoração, pensada pelo Sr. Marinho desde que tomou conta do espaço à 30 anos, glorifica a cor azul e o Futebol Clube do Porto: "pus espelhos novos, mudei a porta para inox e renovei os móveis. Gosto mais assim, é moderno".


Não está arrependido do caminho que tomou nem de ter ficado com a "Barbearia Azul", como lhe chama. Lamenta o facto de, ao final de cada mês, haver um buraco nas contas. Aí culpa as obras feitas na Avenida dos Aliados pois agora, os seus fregueses, "não têm onde deixar o carro e não querem gastar mais dinheiro nos parques de estacionamento".
Esta Barbearia apareceu na sua vida quando o seu antigo patrão o foi buscar à Barbearia Batalha com 14 anos. Lembra: " nessa altura quem era bom, era chamado para as barbearias mais populares do centro da cidade. Sabe, menina, nós vínhamos do campo para conhecer e ficar na cidade que era outro sítio, diferente. (...) No início, éramos sete  homens aqui a trabalhar. Isto antes do 25 de Abril. Depois passamos a seis, incluindo uma manicura que não trabalha direito e, então, mandei-a embora." 

2 comentários: